A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo o Concurso “Receita Nota 10!”. A iniciativa é inédita e visa valorizar o talento das servidoras envolvidas diretamente na preparação das refeições nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
As inscrições vão até o dia 10 de novembro, por meio de formulário disponibilizado nas escolas. Podem participar até três servidoras por turno, com um máximo de duas inscrições para escolas com dois turnos diferentes. Na elaboração das receitas é obrigatório o uso de gêneros alimentícios frequentemente fornecidos pela Prefeitura de João Monlevade. Para as receitas da modalidade Cemei é importante observar a orientação de não incluir açúcar, mel ou adoçantes.
“Esse concurso é uma oportunidade de reconhecer o papel fundamental das servidoras na oferta de refeições nutritivas e atrativas para os estudantes da rede municipal, promovendo uma alimentação de qualidade no ambiente escolar”, destacou a nutricionista responsável pela alimentação escolar, Noeme das Graças Dias.
Avaliação
O concurso será dividido em duas etapas. A primeira, classificatória, contará com a visita da Comissão de Avaliação às instituições, composta por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Nutricionista Responsável pela Alimentação Escolar. Os critérios de avaliação incluem análise visual, replicação da receita, inclusão de alimentos da Agricultura Familiar, adequação nutricional, criatividade, valorização de hábitos alimentares locais, adequação do manipulador de alimentos e organização do refeitório e da cozinha.
A segunda etapa consiste na divulgação e premiação das melhores receitas, considerando as modalidades Cemei e escola. Cada servidora da equipe vencedora será premiada, destacando a dedicação e o talento na promoção de uma alimentação escolar saudável e saborosa.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), reforçou o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde e educação. “A qualidade da alimentação nas escolas é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos em assegurar que nossos estudantes recebam não apenas uma educação de excelência, mas também refeições que promovam seu bem-estar e desenvolvimento integral”, reforçou.