Vereadores aprovam projetos de Denominações de vias e realização de Audiências Públicas

Em turno único, os vereadores aprovaram na reunião da Câmara de João Monlevade dessa quarta-feira, 25, três projetos de lei que denominam ruas no bairro Distrito Industrial. As matérias são de autoria do vereador Vanderlei Miranda (PL).

O primeiro deles, de nº 1.398/2023, denomina de “Raphael Barçante” a rua A. Já a matéria de nº 1.399/2023, denomina de “Arnaldo Magno da Silva” a rua C, e o projeto de lei nº 1.400/2023, denomina de “Valeriano Bonifácio do Nascimento” a rua D.

O vereador contou que foi procurado por alguns empresários, que atuam no Distrito, relatando as dificuldades que encontram para receber correspondência dos Correios bem como outras demandas que necessitam de código postal. Diante disso, Vanderlei enfatizou que o primeiro passo é a denominação da via. O parlamentar ainda endossou que os nomes escolhidos são de pais e avô dos empresários que atuam no local, sendo um deles o pioneiro no Distrito.

Raphael Barçante, natural de Ponte Nova, mudou-se para João Monlevade aos 24 anos para trabalhar na Belgo Mineira. Em 1973, deixou a usina e fundou sua própria indústria, a Barpa Comércio e Indústria, no bairro Santa Bárbara. Com esforço e dedicação, tornou-se um precursor da indústria metal mecânica na cidade, contribuindo significativamente por 23 anos. Após se aposentar em 1997, viveu alguns anos no sul da Bahia, retornando a João Monlevade onde passou seus últimos anos de vida, deixando um legado na comunidade local.
Arnaldo Magno Da Silva é natural de Açucena-MG, deixou um impacto duradouro como líder em Bela Vista de Minas, onde foi prefeito, revolucionando a arrecadação municipal e trazendo inúmeros benefícios a cidade. Além disso, fundou a Magno e Paula LIGAS, uma empresa de ligas metálicas, focada na sustentabilidade e gestão de subprodutos industriais. Sua visão empreendedora gerou empregos no Médio Piracicaba, destacando-o como filantropo e líder social. Ele faleceu no ano de 2018.

Valeriano é natural de Itabira, mas foi criado em Barão de Cocais. Enfrentou desafios desde cedo ao se tornar provedor da família após a morte do pai. Com habilidades mecânicas aprendidas na adolescência, estabeleceu uma oficina em João Monlevade nos anos 70, pioneiro no serviço de socorro de veículos e resgate de vítimas de acidentes, prestando serviço vital numa época sem atendimento formal de emergência. Fundou o Socorro Valu e expandiu seu negócio, empregando e treinando profissionais locais. Após a aposentadoria, mudou para a zona rural de Vargem Linda até seu falecimento em 2022, deixando um legado de empreendedorismo e solidariedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui