O Governo Federal prorrogou o prazo para que os estados iniciem a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade. A data limite para adequação era até essa segunda-feira, 6, mas com a prorrogação o prazo se estendeu até o dia 6 de dezembro.
Com isto, o Posto de Identificação da Câmara Municipal de João Monlevade ainda não dispõe do novo documento. Segundo a gerente do Posto, Tarsila Bitencourt, as identidades continuam sendo emitidas normalmente, porém no modelo antigo. Tarsila informou que nos próximos dias, os funcionários do Posto estarão realizando treinamento para emissão do novo RG.
A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto no decreto 10.977/2022, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
Segundo o Governo, o RG deve cair gradualmente em desuso nos cadastros. Aqueles que emitiram as carteiras recentemente, no modelo atual, não precisam se apressar para fazer a troca. Este modelo terá validade até 28 de fevereiro de 2032.