Consmepi completa sete anos e busca certificação do Ministério da Agricultura

Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (CONSMEPI) completou 7 anos de atuação, junto aos municípios da região, no dia 18 de setembro. A entidade busca viabilizar ações de infraestrutura para as cidades, oferecendo serviços diversos para a melhoria contínua das administrações.

Entre esses, está o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que garante a qualidade de produtos de origem animal comercializados na região. Empreendedores, agricultores familiares que querem comercializar seus produtos entre os municípios consorciados, devem se adequar às exigências sanitárias seguindo a legislação específica vigente. Atualmente, vinte e três  produtores da região estão certificados com o selo.

O Consmepi recebe, nesta semana, a visita de Auditores  Federais Agropecuários do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização da auditoria presencial que visa a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

A adesão ao SISBI-POA possibilitará que os produtos de origem animal certificados pelo SIM possam ser comercializados em todo o território nacional, valorizando ainda mais os produtos da região e fortalecendo a economia.

Os auditores serão recebidos pelo presidente do Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, pela Secretária Executiva, Christiane Linhares Vale, pela equipe do consórcio, além dos médicos veterinários do SIM, Alexandre Lopes e Roger Limonge Alvarenga e da Tecnóloga Ambiental, Marilda Santiago.  Será feita a avaliação do processo de auditoria, conferindo toda a estrutura e organização documental do SIM, entre outros.

Além do SIM, o Consmepi oferece serviços de saneamento, iluminação pública, promoção e melhoria do Meio Ambiente, em busca do desenvolvimento econômico dos municípios e, consequentemente, aumento da qualidade de vida da população dessas cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui