Temporal em Petrópolis causa destruição e mortes na cidade

O ministro Rogério Marinho declarou que o governo federal prestará atendimento ao município

Um temporal provocou alagamentos e deslizamentos no município de Petrópolis, na região Serrana do Rio nesta terça-feira (15).

A chuva que atingiu o município chegou a 260 milímetros em seis horas, e causou estragos em diversos pontos. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública, e até o momento 6 mortes foram confirmadas.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse em postagens no Twitter na noite desta terça-feira (15) que recebeu orientações do presidente Jair Bolsonaro para prestar socorro ao município, devido as consequências causadas pelas fortes chuvas.

“Esse é o momento de prestar socorro e apoiar as forças estaduais e municipais na remoção das pessoas das áreas de risco, bem como de oferecer todo o suporte aos desabrigados. O PR @jairbolsonaro nos determinou mobilização em benefício das pessoas,”, escreveu Marinho.

Pelo menos 35 pessoas morreram, na região segundo informou a prefeitura nesta quarta-feira (16), também foram contabilizados 171 deslizamentos e 207 ocorrências.

O município segue em estágio de crise e a prefeitura pede que população evite sair de casa. Durante a madrugada, agentes da Defesa Civil percorreram alguns pontos da cidade que foram afetados pelas fortes chuvas. Em seis horas choveu 260 milímetros. O acumulado foi maior do que todo o esperado para o mês de fevereiro.

Com o acúmulo de lama e lixo arrastado pelas águas, vários pontos do Centro estão com vias obstruídas. A orientação é que pessoas de outras regiões evitem a cidade. As aulas na rede pública foram suspensas.

Para atender as pessoas que vivem em áreas de risco e tiveram que deixar suas casas, foram abertos pontos de apoio. No momento, 184 pessoas estão sendo atendidas nas estruturas, em sua maioria escolas públicas.

Até o momento, na localidade conhecida como Morro da Oficina, no Alto da Serra, é estimado que 80 casas tenham sido afetadas. Também há registros de estragos em outras regiões como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga.

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. As autoridades reforçam que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui