A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas informou que enviou para as Unidades Regionais de Saúde, nesta semana, uma remessa de 682.435 testes rápidos para diagnosticar Covid-19. Conforme o Estado, os testes rápidos de antígenos devem ser destinados, prioritariamente, a pessoas sintomáticas.
Nos próximos dias, conforme o órgão, os kits serão repassados aos 853 municípios. Ao todo, já foram distribuídos 4.648.335 de testes rápidos às prefeituras de Minas, dos quais 3.442.990 somente em 2022, acompanhando a alta de casos provocada pela chegada da variante ômicron.
“O envio dos testes rápidos é fundamental para auxiliar as secretarias municipais de Saúde na rápida identificação e confirmação dos casos e, consequentemente, na orientação de isolamento imediato das pessoas infectadas, além das orientações adicionais para monitoramento e isolamento de seus contatos, diminuindo a chance de exposição de novas pessoas ao vírus”, observa a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.
A realização dos testes para Covid-19 é feita pela coleta de amostras por meio de swab nasal ou nasofaríngeo, e os resultados ficam disponíveis em cerca de 30 minutos. Todos os testes realizados devem ser registrados no e-SUS Notifica, independente do resultado positivo ou negativo.
Teste em casa
Na quinta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado é da marca “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
Esse teste caseiro vem com amostra de swab nasal não profunda, e o resultado fica pronto após 15 minutos, de acordo com nota divulgada pela agência. Para conceder o registro, cuja resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa considerou que o produto atendeu aos critérios definidos pelos técnicos do órgão.
O produto também apresentou desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.