Minas envia mais 682 mil testes rápidos de Covid aos 853 municípios

O teste é feito pela coleta de amostras do nariz e o resultado fica pronto em 30 minutos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas informou que enviou para as Unidades Regionais de Saúde, nesta semana, uma remessa de 682.435 testes rápidos para diagnosticar Covid-19. Conforme o Estado, os testes rápidos de antígenos devem ser destinados, prioritariamente, a pessoas sintomáticas.

Nos próximos dias, conforme o órgão, os kits serão repassados aos 853 municípios. Ao todo, já foram distribuídos 4.648.335 de testes rápidos às prefeituras de Minas, dos quais 3.442.990 somente em 2022, acompanhando a alta de casos provocada pela chegada da variante ômicron.

“O envio dos testes rápidos é fundamental para auxiliar as secretarias municipais de Saúde na rápida identificação e confirmação dos casos e, consequentemente, na orientação de isolamento imediato das pessoas infectadas, além das orientações adicionais para monitoramento e isolamento de seus contatos, diminuindo a chance de exposição de novas pessoas ao vírus”, observa a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.

A realização dos testes para Covid-19 é feita pela coleta de amostras por meio de swab nasal ou nasofaríngeo, e os resultados ficam disponíveis em cerca de 30 minutos. Todos os testes realizados devem ser registrados no e-SUS Notifica, independente do resultado positivo ou negativo.

Teste em casa

Na quinta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado é da marca “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

Esse teste caseiro vem com amostra de swab nasal não profunda, e o resultado fica pronto após 15 minutos, de acordo com nota divulgada pela agência. Para conceder o registro, cuja resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa considerou que o produto atendeu aos critérios definidos pelos técnicos do órgão.

O produto também apresentou desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui