Um dos estabelecimentos de ensino mais tradicionais de João Monlevade, a escola Municipal Centro Educacional (CEJM), comemorou 50 anos de fundação. Em noite de solenidade, nessa segunda-feira (11), a direção da instituição reuniu funcionários, ex-professores, ex-alunos e alguns estudantes para marcar a data. A solenidade contou também com participação especial do coral da Pastoral Familiar da igreja Nossa Senhora da Conceição.
Uma ação ecumênica celebrada pelo Ministro da Igreja Comunidade das Nações, Jhonesley Martins de Barros, junto ao ex-diretor do CEJM e Ministro da Palavra, Geraldo Eustáquio Ferreira (professor Dadinho), abriu a noite. Os dois foram unânimes em apontar a necessidade da valorização da educação e educadores para a transformação da sociedade.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), presente ao evento, parabenizou a direção e servidores pelas Bodas de Ouro da escola. Ele lembrou ainda que o CEJM é palco de recordações de sua carreira política e de importantes homenagens já recebidas por ele, como título de Cidadão Honorário de João Monlevade. Dr. Laércio foi ainda enfático ao destacar que “uma educação de qualidade, como a oferecida pelo CEJM, ajudar a tornar João Monlevade cada dia melhor”. Já o vice-prefeito e Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), disse ter orgulho do exemplo educacional da instituição. Ele destacou que a união e a transparência das ações culminam em boas práticas na educação que servem de exemplo.
Já a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, ponderou que toda a sua carreira no magistério foi construída no Centro Educacional. “É uma alegria imensa participar do Jubileu de Ouro. São muitos trabalhos prestados à comunidade”, falou. Por fim, a diretora do CEJM, Carmen Starling, afirmou que as palavras que destacam o momento do aniversário da escola são gratidão, cooperativismo e honra. “Muito obrigada por este momento de luta e busca – mantendo a qualidade de ensino de nossa cidade”, finalizou.
Homenagens
Para encerrar a noite de comemoração, foram homenageados alguns dos primeiros professores do CEJM, servidores, ex-alunos e colaboradores. Entre eles, Clésio Gonçalves, que é filho do ex-prefeito de João Monlevade e fundador do CEJM, Antônio Gonçalves. Ele, que também é ex-vereador e aluno das primeiras turmas da escola, agradeceu a homenagem e destacou a importância da escola para o município, desejando que a instituição celebre ao menos mais 50 anos.
Outras homenageadas foram as professoras Glaydsmar Aparecida Alves (vice-diretora de 1993 a 1997), Terezinha Vieira Marques, Maria José Cotta Cenachi, Maria Batista Assunção Souza, Ana Lúcia Guimarães, Maria Salomé de Moura Oliveira (diretora de 1989 a 1993) e Leiva Leite Lima (diretora de 1993 a 1997). Os professores são: José Celso Cenachi, Geraldo Eustáquio Ferreira (diretor de 1975 a 1983) e Dely Formiga (coordenador da fanfarra).
A primeira Secretária Geral do Centro Educacional de João Monlevade, Virgínia Lima Pires, e uma das primeiras alunas, Jaqueline Silvério Fernandes, Gilcea Maria da Cruz Passos (professora) e Salvador Rodrigues Neto (funcionário) também foram condecorados. Outros homenageados da noite são: o funcionário com o maior tempo de serviço ininterruptos dentro do CEJM, Carlos Antônio Fonseca, uma das primeiras funcionárias da escola, Maria Assunção Lima, Maria de Castro Tomás (aluna da primeira turma de magistério) e Jhoanesley Martins de Barros (pastor e pai de aluno).
Presentes
Também marcaram presença na solenidade o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva e os vereadores Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (Republicanos), Belmar Diniz (PT) e Thiago Araújo (Titó-PDT).