Em virtude do atual cenário da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de João Monlevade deixa de divulgar o resumo do boletim da Covid-19 que era publicado diariamente. Na mais recente onda do Coronavírus, registrada em Janeiro, 1.913 pacientes testaram positivo para a doença em todo o município. Em abril, apenas sete pessoas testaram positivo.
Diante dessa nova realidade, a Prefeitura continuará monitorando os casos, mas sem divulgar o boletim. O informativo começou a ser publicado em abril de 2020. Nele era informado o número de casos registrados, os pacientes que se recuperaram e aqueles que infelizmente faleceram neste período. Foram dois anos de divulgação ininterrupta, de abril de 2020 a abril de 2022.
A secretária Municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, enfatizou que a queda de casos se deve principalmente à vacinação, que segue avançando, sendo que 88,2% da população vacinável (pessoas de 12 ou mais) já receberam as duas doses do imunizante.
A terceira dose foi aplicada em 60,4% dos adultos (pessoas de 18 anos ou mais). A primeira dose da vacina pediátrica foi aplicada em 73% das crianças de 5 a 11 anos, e a segunda dose em 40,9%.