A barragem CDS II, localizada em Santa Bárbara, a 105 km de Belo Horizonte, entrou em nível 1 de alerta, nesta sexta-feira (07), devido ao surgimento de uma trinca. A mineradora não informa quantos centímetros de comprimento a trinca possui.
A mineradora AngloGold Ashanti informou, em nota, que o acionamento se deu de forma preventiva após a equipe técnica identificar o problema. Segundo a mineradora, o caso é comum em uma estrutura que passa por obras de reforço. A vistoria de rotina foi realizada por técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM).
A mudança para nível 1 segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem, à ANM.
A mineradora reforçou que a barragem CDS Il “conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022″ e que as autoridades competentes estão sendo envolvidas.