Diante do estádio Joaquim Portugal completamente tomado, o bom time do Athletic impôs, neste domingo (12), a primeira derrota do Atlético na temporada e deu um passo importante rumo à final inédita do Módulo I do Campeonato Mineiro. Com gol de Jonathan, o Esquadrão de Aço venceu por 1 a 0, tirou a vantagem alvinegra e, no próximo fim de semana, pode até empatar para garantir vaga na decisão do Estadual. Para ir à final, o Galo terá de vencer por qualquer placar, no Independência.
Em uma jornada malsucedida para o Galo em São João del-Rei, o alvinegro teve a possibilidade de igualar o placar, mas Hulk mandou na trave direita de Júlio Cesar a chance de empatar.
Antes do duelo de volta pela semifinal do Mineiro, o Galo terá outro compromisso decisivo. Na quarta-feira (15), recebe o Millonarios, da Colômbia, às 21h30, no Mineirão, pela volta da terceira fase da Copa Libertadores. O primeiro duelo em Bogotá terminou 1 a 1, e quem vencer no Gigante da Pampulha garantirá vaga na fase de grupos do torneio sul-americano. Em caso de novo empate, a classificação será decidida nos pênaltis.
Perigo pela direita
O Athletic marcou muito forte e dificultou as investidas do Atlético nos primeiros 15 minutos. Com pouco espaço no meio-campo, o time de São João del-Rei priorizou as ações ofensivas pela direita, com Douglas Pelé e Welinton Torrão, com muita velocidade e intensidade.
O Galo, por sua vez, utilizou mais o lado esquerdo para chegar ao ataque com Rubens. Em uma dessas chegadas, o lateral atleticano cruzou rasteiro para Sasha, que não conseguiu completar para o gol. Em outra, dessa vez pela direita, Igor Gomes cruzou para Vargas que cabeceou com perigo, mas Júlio Cesar defendeu. Pelo lado do Athletic, a situação mais perigosa surgiu após forte chute de Welinton Torrão, que Everson espalmou.
Com o transcorrer do confronto, o Athletic não conseguiu sustentar a forte marcação, e o Galo se ajustou no meio, passando a criar mais espaços e dominar a posse de bola, totalizando 63% contra 37%
Quando o jogo se encaminhava para o fim da primeira etapa, Welinton Torrão tabelou com Douglas Pelé, que cruzou para o meio da área. A bola tocou no braço direito de Réver e, ao revisar o lance pelo VAR, Ronei Cândido marcou a penalidade. Jonathan cobrou e marcou.
Segundo tempo
O Athletic voltou para o segundo tempo com a mesma postura. Marcando o Galo em cima, sem dar chance para a criação no meio-campo. Desse modo, o time de Belo Horizonte tentava chegar à defesa rival por meio de lançamentos e ligação direta. Contudo, sem sucesso.
Insatisfeito com o desempenho do time, o técnico Eduardo Coudet fez três alterações de uma vez, aos 15 minutos. Acionou Hyoran, Paulinho e Hulk, nos lugares de Pedrinho, Vargas e Sasha. Logo depois, acionou Edenílson na vaga de Igor Gomes.
As alterações não melhoraram a organização das jogadas do alvinegro. Em vantagem no marcador, o Ahtletic seguiu seu ritmo e forma de atuar, sem deixar espaços para a construção ofensiva atleticana.
Sem conseguir chegar à área adversária, o Galo criou a chance de empate com um cruzamento na área. Mariano alçou a bola, Douglas Pelé tentou cortar, mas se atrapalhou no lance e tocou com a mão esquerda na bola. Pênalti que Hulk mandou na trave direita de Júlio César errou, aos 32 minutos.