Pais podem acompanhar trajeto pelo celular
Desde o início do ano letivo, a Enscon estava em processo de implantação do monitoramento dos ônibus que fazem a Rota Escolar em João Monlevade. E, de acordo com o gerente da Enscon, Maciel Gomes, o período de teste finalizou e o aplicativo JMBUs agora está em pleno funcionamento.
Esta inovação foi iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante), ainda em 2021, quando os Rotas Escolares apresentaram constantes problemas de atraso e geraram diversas reclamações dos pais e responsáveis.
O vereador Bruno Cabeção conta que o processo começou com fiscalização acompanhando os pais e seguiu para a fala na tribuna, durante a Reunião Ordinária na Câmara Municipal e envio do ofício 347/2021 à Prefeitura. Após, se reuniu com uma empresa de São Paulo especializada em monitoramento escolar e que implantou o sistema em Criciúma, em Santa Catarina. Nesta oportunidade, que também tinham representantes da Prefeitura de João Monlevade, o procurador geral, Dr Hugo Marques, aprovou a iniciativa e garantiu a implantação.
Seguindo o planejamento, o Vereador fez uma reunião com representantes da Prefeitura de Criciúma e da Secretaria de Educação de João Monlevade, para entender o processo de implantação e trocar experiências sobre a gestão dos Rotas Escolares.
Maciel explica que o processo foi um sucesso, considerando que o sistema de monitoramento pé através do aplicativo JMBus, que já é utilizado pela Enscon. Maciel afirma que a tecnologia foi uma ferramenta essencial para garantir a tranquilidade dos pais, já que “eles precisavam de informações, porque durante o trajeto pode acontecer vários imprevistos e, agora, eles sabem exatamente a hora de buscar e levar os filhos para os pontos. Foi um avanço”.
Hoje, o vereador Bruno Cabeção comemora a conquista, uma vez que “é um sistema que garante tranquilidade aos pais no embarque e desembarque dos alunos, em um momento que falamos tanto de segurança escolar. A população toda ganha nesta união do Legislativo com a Prefeitura e com a Empresa, por isso falo que ninguém faz nada sozinho. Sou grato a todos que trabalharam neste projeto, para que ele funcione hoje. Nada vale uma ideia se os responsáveis em colocar em prática não acreditarem também nela”.