Mês da Mulher Negra

MÊS DAS PRETAS:
Célia Freitas – Aos 47 anos essa Preta é Terapeuta Holística, mas, já foi atendente de telemarketing, recepcionista de eventos, secretária, professora universitária, coaching, produtora gráfica, fotógrafa de retrato feminino e pedagoga social.
Quando perguntamos sobre as tantas profissões ela afirma que o seu maior orgulho é a liberdade poder TRANSITAR, de ir e vir, de estar onde ela quiser estar. Não apenas profissionalmente, mas, geograficamente e socialmente também.
Nascida em família humilde, seu maior desafio foi sustentar a decisão de honrar seus ancestrais, fazendo o melhor, para ser o melhor exemplo de pessoa para os que estão aqui e para os que ainda virão. Propósito e Legado! Essa são duas palavras que não podemos esquecer nunca! Quando sabemos o propósito de estarmos aqui, temos melhor condições de superarmos os tantos desafios diários pelos quais passamos. Para poder deixar assim, nosso legado, o melhor de nós, as conquistas. O Exemplo de superação e não de lamentos.
Essa menina nascida na periferia de BH, também já precisou superar muitos desafios. Já foi parar em delegacia, vítima de racismo, em uma grande loja nacional, que continua espalhada por aí por todos os cantos; já teve que madrugar por muitos anos, para encarar ônibus cheio e dupla jornada de trabalho e escola para conseguir pagar os estudos; Já perdeu vaga de trabalho para mulher branca com menor capacitação e segue, até os dias atuais tendo que superar olhares, inquietudes, posicionamentos silenciosos direcionados para Preta atrevida que ousa Ser tudo que ela pode Ser. “Absuluta”, como costuma me chamar minha tia avó, D. Vininha!
“A verdade, é que não existe UMA história de superação para nenhuma de nós! A nossa superação é diária… Cada vez que precisamos provar que somos capazes, que merecemos, que temos direito e que pertencemos, nós estamos vivendo nossa dose diária de superação. “
-Mulher Preta,Supere -se todos os dias!!

*Associação Monlevadense de Afrodescendentes (AMAD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui